quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Artigo de Opinião - 2

                                                Desencanto com a Politica

 Um fato é inegável: grande parte da população brasileira está desencantada  com a classe política devido aos  desmandos administrativos e aos casos de corrupção como os recentemente revelados pelas denuncias de um ex-diretor da Petrobrás envolvendo os mais altos escalões da República. Nas ruas, são inúmeros os eleitores que, quando abordados pelos eventuais candidatos, explicitam sua insatisfação,  muitas vezes,  de modo até rude.

Em artigo recente  o ex-vereador ribeirão-pretano  Vicente Seixas (que foi meu secretário de Cultura e Coordenador da Comunicação Social da Prefeitura de Ribeirão Preto na minha última gestão como prefeito daquela  cidade)  relata o fato de encontrar, quase todos os dias, eleitores martelando na mesma tecla:  “Não vou votar em ninguém! Não acredito nos políticos! Políticos não cumprem o que prometem’

Mesmo diante desse quadro realista, concordo com a avaliação feita pelo Seixas: deixar de votar ou anular o voto não é o caminho correto para quem queira  protestar;   o melhor protesto,   é escolher e votar num  candidato honesto, cujo passado recomende o seu futuro.   Mais ainda: devemos orientar as pessoas mais simples a  escolherem candidatos de ficha limpa e incentivar os jovens a participarem da vida política , não obrigatoriamente como candidatos, mas ingressando em partidos políticos e lutando, dentro do próprio sistema eleitoral vigente,  contra a malandragem. 

Seu alerta, por sinal, daí referendá-lo, é pertinente: falta pouco menos de um mês para as eleições; o  tempo é curto mas, antes tarde do que nunca, devemos  pregar,  junto aos nossos amigos e familiares, uma mensagem singela: a melhor maneira de protestar – num exercício efetivo de cidadania -  é votar nos bons  para evitar a ascensão dos maus.

O voto, não custa ressaltar,dentro de um regime democrático, é a arma mais poderosa que pode ser utilizada pelo cidadão para punir os maus governantes e, obviamente, premiar os bons.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário